A primeira gravação de Roberto foi um compacto de vinil com 78 rpm com as músicas João e Maria e Fora do Tom. O disco saiu em 1959.
Com nove anos de idade, Roberto gostava de ouvir e imitar o cantor Bob Nelson. Fã declarado de Nelson, Roberto gravou com seu amigo Erasmo Carlos uma música chamada A Lenda de Bob Nelson.
Você sabia que em 50 anos de carreira (completados em 2009), Roberto vendeu por volta de 100 milhões de álbuns? Ele é o cantor brasileiro que mais discos vendeu em todo o mundo.
O compositor, produtor musical e apresentador de TV Carlos Imperial foi um dos maiores incentivadores da carreira de Roberto. Além de ser o autor das músicas do primeiro compacto do futuro Rei, Carlos Imperial produziu o seu primeiro LP, cujo título era Louco Por Você.
O termo “iê-iê-iê” foi usado como denominação do rock brasileiro dos anos 1960 (entenda-se Jovem Guarda). Dizia-se que Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e toda a turma da Jovem Guarda fazia “iê-iê-iê”. Esse termo surgiu de músicas como She Loves You, em que os Beatles repetiam “yeah-yeah-yeah”.
A popularidade de Roberto Carlos e seus principais amigos rompeu as fronteiras da música e da TV e chegou aos cinemas. Entre 1968 e 1971, Roberto gravou três filmes de grande popularidade (produções que, aliás, foram repetidas inúmeras vezes na Sessão da Tarde dos anos 70): Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora.As músicas Quero Que Vá Tudo Pro Inferno, Não Quero Você Triste e A Volta foram inspiradas no namoro de Roberto com uma programadora musical de uma rádio do Rio chamada Magda Fonseca. O relacionamento durou três anos.
Para a ex-esposa Nice (que, assim como Maria Rita, morreu de câncer), Roberto gravou músicas como Amada Amante, Como é Grande o Meu Amor Por Você e Sua Estupidez.
Os cantores e grupos que gravaram músicas de Roberto: Titãs (É Preciso Saber Viver), Fafá de Belém (Desabafo), Maria Bethânia (Fera Ferida), Joana (Nossa Senhora), Ana Carolina (Força Estranha), Os Vips (É Preciso Saber Viver), Sandy (As Canções que Você Fez Para Mim), Alcione (Sua Estupidez), Jota Quest (Além do Horizonte), Ivete Sangalo (Lady Laura) e etc, etc, etc.
O título de “Rei” foi dado a Roberto Carlos pelo apresentador de TV Chacrinha. A coroação ocorreu em 1966, durante um programa de Chacrinha.

Nenhum comentário:
Postar um comentário